Mulher subindo uma escada de madeira enquanto olha para cima, simbolizando crescimento e evolução pessoal.

A evolução não é uma escada linear

O peso da evolução constante

Desde cedo, somos ensinadas que, para nos tornarmos seres humanos melhores, seja em qualquer âmbito de nossa vida, temos que constantemente ir atrás da auto evolução, subindo degrau por degrau diariamente. 

Isto não deixa de ser verdade, entretanto, uma coisa que nunca te contaram é: A auto evolução não é Linear e quase sempre não é algo bonito. 

Quando pensamos em evoluir, muita das vezes pensamos em rotinas épicas, metodologias quase ritualísticas, tudo muito intenso e grandioso – como se evolução verdadeira tivesse sempre esse ar cinematográfico, não é mesmo?

E Talvez no fundo, muitas de nós desejam exatamente isso: uma rotina perfeita, previsível, totalmente controlada. Porque essa sensação de “controle” parece finalmente nos colocar no comando da própria vida.

Só que…essas rotinas quase nunca funcionam. E quando funcionam, é por pouco tempo.

Por que rotinas extremamente rígidas falham

Quando você cria uma rotina cheia de regras, metas exatas e tarefas que precisam ser cumpridas, o cérebro interpreta isso como:

Pressão + obrigação = risco de falha.

E isso ativa a amígdala, área ligada ao estresse e à ansiedade.

Ou seja: Quando o cérebro está nesse modo, ele busca alívio imediato, não perfeição.

Resultado? Procrastinação, desistência e sabotagem.

Isso forma um ciclo vicioso de: culpa—> tentativa de mudança rápida -> rotinas quase épicas—> fracasso—> culpa.

Esse padrão continua até amadurecemos e aceitarmos que a evolução não é linear e muito menos é algo bonito. 

Quando estamos em uma verdadeira rotina que nos evolui como pessoa, a maioria das vezes nem parece que estamos realmente evoluindo. 

O lado invisível da evolução

Rotinas que realmente te levam a seu objetivo quase sempre são cheias de monotonia, parecendo que as vezes nem saímos do lugar a qual estamos.

Tem uma “aparência” “baixa” e cansativa – e muita das vezes com desafios e estresse ao longo do caminho.

Mas por incrível que pareça, é exatamente assim que o progresso acontece.

Sabe aqueles dias que parece que tudo deu errado?…Parece que foi um dia perdido, mas não, não foi. O pregresso não para por conta de um único dia ruim, por isso não se cobre quando esses dias chegarem!

Todo mundo tem dias ruins, onde tudo parece conspirar contra você, onde parece que você nem mesmo chegou a colocar o pé direito no próximo degrau da evolução e quando isso acontece não precisa começar a se cobrar mais e mais por resultados. Está tudo bem também você não conseguir passar por um “degrau” da evolução em um único dia. Você não é um robô, então não tente agir como se fosse um. 

Mesmo falando isso, é difícil para nós mesmas reconhecer o próprio ritmo, aceitar o cansaço físico e emocional, e de uma vez por todas entender que a constância e a evolução constante nasce através de altos e baixos do cotidiano. 

As redes sociais e a comparação 

Dito isso, é válido ressaltar que a raiz dessa dificuldade de aceitar este fato não vem apenas de nossa vivência, mas também tem como base as mídias sociais. 

Todas nós temos consciência de que a internet facilita muito nossa rotina e nos ajuda muito na busca da auto evolução constante, indo de agenda virtuais, a vídeos na internet nos ensinado algo. 

Mas o que você não sabe — ou se recusa a saber — é que essas mesmas redes sociais podem te colocar sempre em uma corrida com pessoas que você nunca viu, comparando as conquistas, o emprego, a inteligência e na maioria dos casos até mesmo a aparência. As mídias nos mostram sempre os crescimentos mais constantes e fluidos, cheios de alegria, mas ocultam o lado que realmente faz a tragetória ser mais difícil: as pausas, os choros e os retrocessos. E sim, isso influencia diretamente no seu processo pessoal, te trazendo a sensação de tristeza e incapacidade, quando na verdade você só está sendo uma pessoa comum, uma humana!

Evoluir não é ser perfeita

E isso tudo, só faz o seu caminho evolutivo  ser cada vez mais valioso e significativo. Evoluir não é acertar sempre, muito menos ser perfeita, mas sim se permitir amadurecer com as próprias experiências. Por isso, é importante você reconhecer a mulher madura e esperançosa que tem dentro da sua alma, se permitir ficar cansada e fazer disso no futuro uma ferramenta de força e cuidado . E lembre-se: Evoluir nunca foi e nunca será linear, é uma escada com degraus tortos, baixos e altos. Mas todos eles te levam ao futuro brilhante que você terá.

Como lidar com esse fato

Sabemos que lidar com os processos de evolução não é fácil. Às vezes frustra, magoa e em alguns casos, faz nos mesmas nos questionar se estamos no caminho certo. Então, para ajudar você nesse processo, aqui vai umas dicas simples, mas muito eficientes para lhe ajudar a caminhar com mais leveza:

  1. Respeite o seu ritmo

Ninguém cresce e evolui na mesma velocidade, então, saber respeitar o seu próprio processo e prestigiar ele já dá uma grande diferença na sua rotina.

  1. Pausa não é sinônimo de fracasso

       Se esgotar e descansar durante o processo é algo normal e saudável. A mente eo corpo precisam estar em bom estado para você conseguir seguir em frente 

  1. Celebre os pequenos avanços 

 Nem toda vitória é barulhenta, mas às vezes, as silenciosas podem te levar mais longe todos os dias

  1. Aceite os dias ruins

  Aprenda a lidar com dias ruins, eles não apagam o que você conquistou, eles só te lembram que você é uma humana e precisa ter seus dias. 

  1. Estabeleça metas

Metas impossíveis? Nada disso! Planeje passos pequenos primeiro, para assim você conseguir conquistar os grandes. 

Conclusão 

 No fim das contas, evoluir é assim: seguir persistindo e tentando até conseguir tudo que você almeja na vida. Mesmo que o passo falhe, mesmo que você caia, evoluir consiste em acontecer isso tudo, mas mesmo assim você conseguir se levantar e seguir. Aprecie suas vitórias, honre sua trajetória e seja gentil consigo mesma. E por ultimo mas não menos importante: respeite seus dias de derrota.

Temos um artigo antigo falando mais da comparação excessiva nas redes sociais, caso você seja uma pessoa que gosta de se comparar muito nas redes sociais, recomendo você dá um pulo lá: https://focofemininooficial.blog/o-problema-da-comparacao-nas-redes-sociais/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *