Os 7 acessórios e produtos mais superestimados pelas pessoas (principalmente mulheres) no treinamento e na busca por emagrecimento
Os assuntos que mais enganam mulheres hoje em dia é principalmente na área de perda de peso, treino e recomposição corporal, onde anúncios sensacionalistas com frases fortes apelam para um produto ou item em específico como a solução perfeita para todos os seus problemas corporais.
Porém, muitas já sabem que isso é uma tremenda mentira e beira o absurdo, na verdade é absurdo. Se coisas como cinta modeladora ou um suplemento alimentar em específico funcionasse para perca de peso e recomposição corporal, acha ainda que muitas mulheres iriam continuar indo para a academia? Eu seria a primeira a sair!
Deixando as brincadeiras de lado, como não temos um item milagroso para perca de peso ou um suplemento que cresce as coxas e o bumbum, a nossa única opção é o exercício físico, seja na academia ou em casa.
Entretanto, muitas quando são iniciantes no mundo dos exercícios físicos acabam por comprarem muitos acessórios que acreditam ser úteis, mas acabam por serem o inverno.
Acessórios que prometem ajudar no treinamento de forma geral, emagrecimento e na perda pontual ou acelerada de gordura.
E é por isso que hoje eu decidi vir aqui compartilhar os acessórios e produtos mais superestimado do mundo fitness para você não acabar fazendo uma compra desnecessária e que poderá mais te atrapalhar na sua evolução corporal na academia e dieta.
Faixas de compressão

Bom, se enrolação vamos para o primeiro da lista que não é bem um único item, mas sim um conjunto. Estou falando das famosas faixas de compressão. Cotoveleiras, joelheiras e até tornozeleiras.
Não me entendam errado, essas faixas de compressão são muito úteis e utilizáveis quando você tem uma lesão prévia, um desconforto articular ou está voltando de uma recuperação. Nesse caso, elas ajudam a evitar sobrecarregas nas articulações, evitar desconforto e até te dar suporte em movimento mais complexos como agachamento e levantamento terra.
Porém, se você aí que está lendo, seja homem ou mulher iniciante que não tem nenhum histórico de lesão, desconforto articular, e mesmo assim as utiliza em todo santo treino aí sim essas faixas se tornam inúteis e até perigosas.
É como se você estivesse andando de muletas sem precisar. Vocês podem ater se sentir seguras usando a faixa de compressão, e elas realmente passam essa sensação de segurança na articulação.
Porém minha linda, não é pra ficar usando como se fosse parte do seu corpo. Por que quando você usa faixas de compressão igual usa roupa, você deixa de fortalecer suas articulações, tendões e músculos naturalmente. O fortalecimento das suas sessões de treino acabam por serem deixadas na mesa.
E se tem uma coisa que nosso corpo é mestre é não gastar energia com adaptações que ele considera desnecessárias. Que é o que o uso excessivo dessaas fitas causam.
Então uma muleta a qual não precisava, agora acaba por precisar.
Claro, de vez em quando é legal usar, porque as faixas permitem colocar mais pesos em exercícios como o agachamento e também ajuda a fazer o cardio com mais facilidade. Mas é como eu disse, use com moderação e só utilize quando tiver mais avançado na academia.
Felizmente, é raro ver uma pessoa iniciante (principalmente mulheres ) usando a faixa de compressão. Sendo mais comum em pessoas mais avançadas ou powerliftings. Mas ainda sim é valido trazer esse acessório aqui para alertar vocês de não comprarem quando verem um anúncio qualquer na internet promovendo esse tipo de item.
Deixem para comprar quando estiverem mais avançadas(o) no treino em geral ou com alguma dor articular.
Straps

O segundo acessório que considero desnecessário para mulheres que estão começando na academia agora é os famosos straps.
Cai no mesmo problema das faixas de compressão. Porém em um nível menos grave…
Você aí que está iniciando seja homem ou mulher principalmente, não precisa usar e nem deve usar straps. O uso prolongado de straps acaba por reduzir as adaptações do ante braço o deixando mais fracos.
E o ante braço para iniciantes é o músculo que mais deve ser trabalhado sem muletas para gerar adaptações o suficientes para te proteger de lesões quando começarem a levantar altas cargas em exercícios como remada curvada, RDL e levantamento terra por exemplo.
Sei que muitas de vocês podem utilizar os straps pelo motivo de ser mais ergonómico de se segurar a barra, além de não gerar tantos calos nas mãos, já que sua pegada na hora não precisará ser tão forte, porém eu recomendo nesses casos a utilização de uma luva de academia. Muito melhor e o principal, não vai atrapalhar o desenvolvimento do seus antebraços!
E não! Vocês não irão ficar com um antebraço igual de homem por estarem trabalhando mais ele. É biologicamente impossível, no máximo vocês irão ficar com o antebraços torneados e definidos iguais o meu 😂
Strap “gancho”

O próximo da lista não irei mentir, esse é o assessório que mais me deixa incomodada quando o vejo sendo anunciado na internet.
A foto do mesmo já é alto explicativa … nem preciso me alongar aqui. Um strap gancho…bom, se você não busca um treino e uma evolução séria, é bom utilizá-lo.
Decidi trazê-lo após ver vários anúncios desse acessório na internet e ver várias pessoas o comprando. Quem cai muito nisso são mulheres desinformadas que acham que estão fazendo um bom investimento, quando na verdade, ao utilizar esse tipo de equipamento, acaba prejudicando a intensidade do mesmo.
Não leve a sério esse tipo de acessório. É uma versão piorada dos straps que só serve para “comer” seu dinheiro.
Smartwatchs

O quarto acessório dessa lista é um item que não vai te lesionar se você sempre o usar, não é prejudicial em termos diretos porém pode atrapalhar em muito seus objetivos de emagrecimento na academia. Que é os Smartwatchs.
A princípio não parece ter nada de errado com os relógios. Contam passos, medem batimentos cardíacos, e até contabilizam calorias. Contudo esse último fator é o que torna ele inútil e até ruim para quem vai para academia.
As calorias gastas mostradas no relógio são muito superistimadas fazendo elas subirem 20% a 25% do valor total gasto no treino…então em um treino de musculação que o mesmo mostra que você gastou 500kcal naquela sessão na prática você gastou 100kcal.
Esse relógio é bom para comparar o gasto daquela sessão com as outras ou contabilizar passos… na minha visão é a sua única vantagem. E essa vantagem pode ser muito bem substituída por um app de corrida ou caminhada no próprio celular. O que o torna mais uma “moda” do que algo prestativo em sí.
Então não acreditem nos valores que vêem. Ele só trás uma margem bem ruim do gasto calorico total nada mais.
E eu falo isso com prioridade, já que ele foi o responsável por atrapalhar minha dieta no começo. Não perdia peso e estava estagnado.
Mas então como calcular o valor gasto na musculação? Bom, futuramente irei trazer um artigo explicando como fazer para calcular o gasto calórico diário e os gastos extras dos treinos, então se inscreva aqui no blog e fique ligada(o) que futuramente eu irei trazer aqui um dos assuntos mais importantes para quem quer levar uma dieta a sério.
Luvas de musculação

Parece contraditório não é? Eu tinha acabado de falar bem das luvas e agora ela esta na nossa lista. Mas tem um bom motivo para eu ter colocado ela aqui…
A luva não de toda ruim. Também não vou ter preconceito contra luvas, porque sei que muitas mulheres e até homens não querem ter calos na mão. E tá tudo bem não há por que ter preconceito ou um olhar torto para com as luvas…
Porém, tenho que deixar claro aqui o seguinte, quando você utiliza luvas para treinar, elas realmente não deixam dar calos e não machuca suas mãos com aquelas barras que tem um “grip” muito acentuado.
Entretanto, o seu uso prolongado reduz a sensibilidade na pegada, enfraquece a força na mão e podem até atrapalhar em exercícios mais pesados, porque aumentam a espessura da barra.
Então se você busca mais performance e força a longo prazo, é melhor você deixar as luvas de lado.
Por que o fortalecimento da sua pegada vai evoluir muito mais sem as luvas então repensem.
E sinceramente não veje os calos como algo feio, mas sim como uma “medalha” onde você teve que correr atrás, se esforçar e se dedicar para alcançar o corpo desejado.
Isso é um sinal de mulher forte! Então não se preocupe ok 😉
Mas se mesmo assim você é uma mulher muito preocupada com a estética da sua mão, e quer manter as mãos macias e lisas, está tudo bem também!
É o direito de cada uma escolher o caminho que quer seguir.
Porém, se você escolher as luvas uma hora terá que tirá-las se quiser evoluir mais sua força na pegada.
Tirando essa parte as luvas não é um acessório perigoso e aqui vai depender muito de cada pessoa.
Cinta modeladora

Outro enganador de mulheres desinformadas. A cinta modeladora é um acessório muito comum na vida de pessoas que estão em primeira instância buscando um corpo mais agradável de se ver no espelho. Ela cai como uma luva por ser uma “alternativa paralela” a princípio, afinal ela promete tanta coisa boa.
A cinta modeladora na teoria tem como objetivo “queimar” gordura localizada e afinar a cintura. Muitas também afirmam que a cinta pode deixar sua barriga mais “chapada” e melhorar sua postura.
No último caso, isso realmente acontece. Para quem tem uma postura ruim naturalmente, é válido usar esse acessório.
Porém, somente se for recomendação de um profissional capacitado, afinal, a própria prática de exercícios de força já melhora naturalmente sua postura.
Entretanto, na grande e maioria esmagadora das vezes, muitas pessoas utilizam a cinta para modelar sua cintura e queimar gordura. O que na prática não acontece.
É preciso entender que não existe uma queima de gordura localizada, não somos nós que escolhemos onde o corpo irá tirar gordura primeiro, mas sim o próprio corpo e genética.
Para quem treina, a gordura do abdômen costuma ser a última a sair do corpo, o que é esperado e normal.
Mas se nós sabemos que é a queima de gordura provocada pela cinta é um mito, por que muitos dizem de que isso realmente acontece?
Duas uma, ou é um vendedor tentando te vender uma cinta ou é uma pessoa que foi enganada pela retenção hídrica.
Quando colocamos a cinta, por causa da compressão causada e pelo abafamento dos poros da pele, começamos a suar a barriga.
Quando suamos, perdemos temporariamente água do corpo, o que na prática dá uma impressão de barriga mais seca e mais “chapada”, já que a água dos alimentos e a própria água bebida dá um “estufamento” na barriga.
Infelizmente quando tirado a cinta, a barriga volta ao estágio inicial.
E não, não perdemos gordura pelo suor. Só perdemos gordura em um défice prolongado de alimentação.
Ou seja, comer menos do que gasta por um médio a longo período é o que provoca a quebra de gordura no corpo.
Isso acontece porque o corpo se utiliza da alimentação como fonte de energia, para a manutenção em geral do próprio corpo do dia a dia…é como se fosse o combustível de um carro.
Em uma dieta com déficit calórico, consumimos menos energia e como o corpo busca a manutenção ou o superávit calórico ele utiliza a gordura para tentar driblar essa falta de “combustível”.
Exatamente por isso que a cinta modeladora é praticamente inútil. Então pondere antes de comprar uma.
Espero que a minha explicação tenha ficado clara aqui. Claro que é uma explicação leiga do assunto, se quiser saber mais, recomendo pesquisar os termos: bulking e cutting na internet.
Pílulas de emagrecimento.

Quem nunca viu uma propaganda prometendo perder vários quilos em poucas semanas, sem esforço, só com uma cápsula mágica? A verdade é que a maioria dessas pílulas não tem comprovação científica de eficácia — quando funcionam, geralmente é porque têm “estimulantes”, que a longo prazo pode aumentar a ansiedade, tiram o sono e podem causar efeitos colaterais sérios.
Além disso, o que muitos não sabem é que essas cápsulas mágicas podem ser termogênicos…
Para quem não sabe, termogênicos não é bomba ok, mas sim um suplemento alimentar que acelera o metabolismo do corpo, aumentando a temperatura interna e consequentemente aumentando o gasto energético.
Notem que: “aumenta o gasto energético” , ou seja, aumenta o gasto diário.
Na prática você estará aumentando um pouco a sua “litragem” do seu “tanque de combustível” que é seu corpo.
Mas é quase irrelevante. O gasto aumenta 3 a 5% o que dá em torno de 50 a 100 kcal a mais, o que equivale a quase uma banana média.
Mas os termogênicos são eficazes sim, porém eles são usados para aumentar o metabolismo e acelerar a queima de gordura, e não como algo milagroso ou extremamente eficiente.
Eficiente mesmo é treino, cardio e dieta. O termogênico é como a cereja do bolo.
Então se você compra termogênico sem nunca ter encostado em uma academia ou um parque de prática de exercícios, você está gastando dinheiro a toa.
Mas como identificar se a pílula magica que você compra é realmente um termogênico?
É simples, basta olhar seus ingredientes e os colaterais que você sentiu.
Os Ingredientes mais comuns nos termogênicos é: cafeína, chá verde, guaraná, pimenta (capsaicina), ioimbina, sinefrina… se aparecerem no rótulo, provavelmente é termogênico.
E os efeitos colaterais que você pode vir a sentir são:
- aceleração dos batimentos;
- suor excessivo;
- insônia;
- ansiedade;
São sintomas típicos de estimulantes.
Mas é melhor comprar pílula magica e vir um termogênico do que vir uma pílula com ingredientes um tanto estranhos e de procedência desconfiável.
No fim, não existe nenhuma pílula de emagrecimento rápido e que vai te fazer perder 8kg em 1 mês. No máximo estimulantes que vão acelerar seu metabolismo um pouco.
Mas sinceramente, não acha melhor fazer dieta e treino certinho? Não é mais simples do que confiar em “pílulas mágicas”, receitas de emagrecimento, simpatias, exercícios mirabolantes que você nem consegue suar…cinta modeladoras.
Não confie em medicamentos de perda de gordura fácil e sem nenhum colateral. Faça o simples que funciona, por que seja mais difícil.
Conclusão
Esse foi: “Os 7 acessórios e produtos mais superestimados pelas pessoas (principalmente mulheres) no treinamento e na busca por emagrecimento”
É preciso esclarecer que a maioria dos acessórios listados aqui (menos o strap gancho e a cinta de forma geral) são legais de se estar utilizando. O problema é que eles podem ser muito superestimado pelas pessoas, podendo atrapalhar a vida de muitos que compram sem saber as “condições de uso” dos mesmos, podendo retardar resultados corporais satisfatórios. Por isso resolvi fazer esse artigo.
Espero que cada uma de vocês tenham gostado desse artigo e tenham evoluído pelo menos um pouco com minhas palavras.
Ficou com alguma dúvida? Seria um prazer responde-la. Basta ir na sessão de comentários e ficar à vontade.


